Conselho de Representantes de hoje marca novo rumo do SINPOJUD
A Reunião Plenária Ordinária do Conselho de Representantes dos Delegados Sindicais do SINPOJUD convocada pela presidente do sindicato para os dias 12 e 13 de julho, de acordo com o que estabelece no Regimento Interno, teve quorum com aproximadamente 65% dos delegados sindicais regionais, estabelecida e aprovada para apenas um dia, segunda-feira (12/7).
A pauta da reunião constava de quatro itens que foram debatidos, votados e aprovados. Discussão e declaração de vacância do cargo de Presidente do Conselho de Representantes Sindicais face a renúncia do titular Edmundo Halssemann. Assumiu em seu lugar obedecendo o Regimento do Conselho de Representantes Antônio dos Santos Ribeiro, “Beneh”, 1º. Suplente eleito, que dirigiu a sessão. Ficou vaga a 2ª. Suplência, que após apresentação de três candidatos de comarcas diferentes (Ilhéus, Itabuna e Ipirá), dois nomes abriram mão em favor de Makrisi Angeli de Sá, Delegado Sindical de Ilhéus.
Já os itens que propunham a discussão sobre a Resolução 04/2010 e sobre o art. 9º do Decreto 152/2010, diante de proposta apresentada no início da tarde pela Mesa foram suprimidas em favor da negociação em andamento, conforme petição feita pelo SINPOJUD, através da presidente Maria José Silva, “Zezé”. A proposta já encaminhada e protocolada no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e deve ter resposta do Pleno na próxima quarta-feira, 14/7. Consiste em receber os dias cortados durante a greve em troca de três sábados programados em mutirão. Manteve-se a data da Assembleia para o dia 30 de julho, podendo ser antecipada para o dia 23 dependendo do resultado do Pleno em relação a petição protocolada.
A implantação do Plano de Formação Sindical dos servidores foi muito bem aceita e a plenária aprovou para o mês de agosto reunião de uma comissão para dar sequência o mais breve possível, com apresentação de logística, custo-benefício e divisão em três polos para dirimir e avaliar custos.
Foram aprovadas por mais de 60 delegados ainda “Moção de Desagravo e Agradecimento” pelos serviços prestados enquanto sindicalista e presidente do Conselho de Representantes dos Delegados Sindicais do SINPOJUD para o colega Edmundo Hasselmann, que em carta lida pelo atual presidente (Beneh), agradeceu à Diretoria Executiva e a todos os delegados sua gratidão e a “honra de ter participado do Conselho do SINPOJUD”.
Quanto a ajuda de custos aos delegados, os bilhetes de passagens devem ser apresentados assim que o delegado chegar ao SINPOJUD e os valores serão ressarcidos no final do expediente para o qual houve convocação, assim como as diárias que passaram para R$45,00 (café, almoço e janta), que também só serão pagas no final do expediente e comprovante de permanência para a diária, a partir do próximo Conselho.
A Comarca de Mairi passa a pertencer a regional de Quixabeira. Já em relação a eleição de Delegado da Comarca de Itabuna, mesmo tendo apoio de colegas, foi pedido cautela porque um dos delegados interessados não estava presente por não ter conseguido se locomover até Salvador. A plenária decidiu então que esse assunto será resolvido no próximo Conselho, e será o primeiro item da pauta com a presença dos delegados desta cidade.
FONTE: Site do SINPOJUD