quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TJ-BA promete acionar Oi após a pane na internet dos cartórios

A suspensão do sistema de internet nos cartórios de Salvador, na tarde dessa terça-feira, 5, impediu que cerca de três mil pessoas fossem atendidas. De acordo com o assessor  do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Davi Lobo, o sistema já apresentava lentidão desde a última segunda-feira.

"A Oi havia garantido que o serviço estaria normalizado nessa terça e não foi o que aconteceu, prejudicando o nosso serviço. Por conta disso, vamos entrar com uma ação contra a empresa", adianta.

Em nota, a Oi informou  "que uma sobrecarga de processamento afetou o serviço de comunicação de dados prestado ao TJ-BA, ocasionando congestionamento e lentidão no acesso à rede. A empresa trabalha para normalizar o serviço o mais rapidamente possível".
Transtornos – O eletrotécnico Humberto Pianes foi ao 12º Ofício nessa terça, no Iguatemi, para registrar uma queixa sobre o serviço de internet da  operadora Oi e encontrou o sistema fora do ar. "Pediram para que eu aguardasse o sistema voltar. Desde junho estou com problemas nesta conta de internet e agora vejo que este tipo de dificuldade com essa operadora não é só comigo", reclama.

A estagiária Janete Oliveira, por sua vez, estava inconformada com a situação.  Ela foi ao mesmo cartório para dar entrada na petição do recurso de um processo que tinha prazo final ontem.  "Prorrogaram  o prazo para entrega  da petição, mas, nesta quarta, alguém terá que vir de novo para tentar dar entrada, o que fará com que o processo demore ainda mais para ter uma solução", reclama ela.  

O administrador Emílio Suzart também foi uma das pessoas que encontraram o 9º Ofício, no Shopping Pituba Parque Center, fechado. Suzart veio de Lauro de Freitas para autenticar documentos em Salvador porque não encontrou fichas para atendimento no município vizinho. "Não consigo entender por que o serviço parou. Só vim autenticar uns documentos. Para isso, também precisa de internet?",  indaga.

De acordo com o assessor do TJ-BA, todos os cartórios compartilham esse sistema, e até mesmo a autenticação de documentos deve ser feita online. "Nosso trabalho tem que ser registrado e, no caso de autenticação, o pagamento precisa ser contabilizado",  explica ele, acrescentando que apenas a emissão de segunda via de certidão de nascimento estava sendo realizada.

No final da tarde dessa terça, técnicos da Oi foram até o Tribunal de Justiça, no bairro de Sussuarana, onde é feita a distribuição dos dados. Segundo Lobo, os técnicos garantiram que o serviço deve estar normalizado nessa quarta. "Caso o sistema  não esteja funcionando, orientamos que as pessoas se concentrem nos locais que não sofreram interferências na rede".

Segundo ele, as unidades da Fundação Politécnica (na Avenida 7 de Setembro), do Shopping Sumaré (na Avenida Tancredo Neves) e 1º e 6º cartórios de notas (no Comércio) não sofrem com a pane.



FONTE: A Tarde On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário