quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

WikiLeaks revela conversas de Serra com petroleiras dos EUA sobre o pré-sal

Serra teria prometido a petroleiras dos EUA que mudaria regra de exploração do pré-sal

Um telegrama diplomático dos EUA, vazado pelo site WikiLeaks, revela conversas entre as petroleiras norte-americanas com o então pré-candidato à Presidência, José Serra (PSDB), sobre a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal, aprovada pelo Congresso.
O telegrama, divulgado na íntegra pelo site da Folha, mostra que os EUA eram contrários à mudança. O candidato José Serra, segundo o documento, teria garantido aos EUA que, se fosse eleito, mudaria a regra. "Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava... E nós mudaremos de volta", teria dito Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron.
Segundo a Folha, o economista Geraldo Biasoto, um dos responsáveis pelo programa de governo de Serra, confirmou que a proposta do PSDB previa a volta ao modelo antigo. Ele confirmou também que Serra expôs sua opinião em reuniões, inclusive com representantes de petroleiras estrangeiras.
O telegrama vazado revela ainda que as petroleiras estrangeiras se decepcionaram com a “falta de empenho” da oposição em derrubar a proposta do governo no Congresso. O próprio Serra é mencionado como alguém que era contra mas que não teve “senso de urgência”.
Fonte: Portal POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário