quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nós e a sucessão no TJBA

A sucessão da presidente TJ-BA desembargadora Telma Brito está próxima. Provavelmente, três magistrados concorrerão à vaga: desembargador Mário Alberto Hirs, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); a desembargadora Lícia Laranjeira também, ela tem sua campanha o apoio de Sylvia Zarif; e correndo por fora o desembargador Eserval Rocha. Corre o boato que o desembargador Carlos Dultra Cintra tenta articular uma candidatura de consenso.

Bom, aí pensei que a categoria poderia intervir nesse processo contestando essa eleição realizada por um restritíssimo colégio eleitoral. Se os(as) trabalhadores da base judiciário não colocarem a necessidade de democratização do judiciário, ninguém o fará. Quem sabe poderíamos inagurar um debate com a sobre a democratização do poder judiciário e o controle popular sobre sua administração.

Todavia, como nossos sindicatos estão mais preocupados com a tal PEC 190, resolvi apelar para a recém-criada AOJUS, na pessoa do companheiro Túlio.

AOJUSBA, no momento inicial poderia intervir, nesse momento da seguinte forma:

1º - enviando ofício aos 03 candidatos solicitando que apresentem, por escrito, um resumo do seu projeto de administração - não só no que diz respeito às reivindicações dos trabalhadores da justiça(sua pauta de reivindicação) bem como acerca de questões do interesse geral da sociedade(melhoria dos serviços, agregação de comarcas e etc.;

2º - E saber qual a opinião dos 03 candidatos sobre a PEC 526/2010 - que inclui os servidores e juízes de direito do quadro efetivo no colégio eleitoral do tribunais estaduais.

Num primeiro momento estas iniciativas provocam a politização do debate sobre a sucessão da atual presidente, saindo o lugar-comum da birra pessoal em decorrência de interesses particulares prejudicados pela atual gestão; ou seu inverso, o apoio a atual gestão pelo atendimento de "pedidos" individuais.

Texto de Antemar Campos: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=80115161&tid=5654654225897415174&start=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário